Marcadores

sexta-feira, setembro 06, 2013

Médicos brasileiros começam a chegar no interior do Pará

Segundo o Ministério da Saúde, 1.096 médicos com diplomas do Brasil iniciam suas atividades em 454 municípios e 16 distritos
 
O Ministério anunciou que não tem um evento de recepção dos médicos no Pará, uma vez que os profissionais fizeram acordos diretos com as prefeituras. Para receber a bolsa mensal de R$ 10 mil, custeada pelo Ministério da Saúde, os gestores locais devem confirmar o início do trabalho desses profissionais até o dia 12. Quem não estiver trabalhando até lá, será excluído do programa. Para confirmar o início do trabalho no programa, os médicos têm de apresentar seus documentos pessoais, além do diploma, registro profissional e termo de adesão devidamente assinado.


“Os profissionais que estão chegando esta semana nos municípios farão a diferença na vida de 4 milhões de brasileiros, que passarão a ser atendidos com a chegada deles. Esses médicos são os pioneiros no programa, que está apenas começando e terá fluxo contínuo. O processo continua aberto, vamos ampliar o número de médicos nas regiões onde mais precisa”, afirmou ontem o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.



Por meio do programa, os profissionais atuarão, por três anos, nas unidades básicas de saúde em cidades do interior e nas periferias de grandes cidades. É responsabilidade do município o custeio da moradia e da alimentação dos médicos do programa ao longo dos três anos de atuação. O Ministério da Saúde tem orientado aos gestores locais e governos estaduais a ofertarem o traslado do aeroporto até o município onde o profissional realizará suas atividades.


Os gestores locais se comprometem ainda a não substituir profissionais que já atuam na atenção básica local por aqueles que participarão do Mais Médicos. Esse controle será feito online no sistema do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), que impedirá o médico do programa de ser direcionado a postos que estavam ocupados antes da adesão do município.


Os médicos formados no exterior selecionados para o Mais Médicos - que atualmente estão em fase de treinamento e avaliação - devem começar a trabalhar no dia 16 de setembro. Nesse rol, o Pará só receberá um profissional, que segundo a prefeitura de Altamira, trata-se de um médico brasileiro, que se formou no exterior. No dia 26 de agosto começou o módulo de "acolhimento e avaliação" dos profissionais estrangeiros e brasileiros formados no exterior inscritos no programa. Estão participando 244 formados no exterior, além de cerca de 400 cubanos que vieram ao Brasil por um convênio com o governo de Cuba. Durante três semanas, os médicos têm seus conhecimentos em saúde pública brasileira e língua portuguesa avaliados. A aprovação nesta etapa é condição para que recebam o registro profissional provisório e comecem a atender a população nos municípios para os quais foram designados.

Por Thiago Vilarins, da Sucursal Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário