Marcadores

quinta-feira, janeiro 23, 2014

Polícia Civil prende líder de organização criminosa em Breu Branco.


A Polícia Civil, por meio da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, cumpriu o mandado de prisão preventiva de David de Paiva Lima, apontado em investigações como o responsável por comandar uma organização criminosa, que atua na cidade de Breu Branco, sudeste do Pará. O grupo atua no tráfico de drogas e tem envolvimento em homicídios ligados ao esquema criminoso. David Lima comandava a entrega de drogas, do tipo “pedra de óxi”, para abastecer pontos de tráfico, em Breu Branco, e era quem mantinha contato com o fornecedor do entorpecente fora da região. Ele era o último membro da organização que ainda estava em liberdade. Já estavam presos João Paulo Rodrigues da Silva; Antônio Luís Pinheiro da Silva; Manoel Mailson de Sousa Lima; Rafael de Souza Maia; Renan Patrick Moura Silva e Rogério Lima Miranda. 
As investigações revelaram que era Rogério Miranda quem gerenciava, na cidade, a distribuição, a venda e a arrecadação do dinheiro do tráfico, para garantir a segurança do esquema criminoso. Miranda atuava em parceria com Rafael de Sousa Maia e João Paulo Rodrigues da Silva, que foram recrutados por David Lima, em Belém, para fazer a segurança do local onde a droga ficava armazenada, em Breu Branco. Rafael Maia também fazia a partilha da droga em pequenas quantidades denominadas de “petecas”, que seriam colocadas à venda aos viciados. Já Antônio Luís Pinheiro da Silva e Manoel Mailson de Sousa Lima atuavam como “aviões” ou “boqueiros”, responsáveis em vender a droga diretamente aos viciados, enquanto que Renan Patrick Moura Silva era responsável pelo transporte da droga para a sede da cidade.
HOMICÍDIO A investigação teve início em setembro do ano passado após o registro do homicídio de Elani Cristina Dias Sacramento. Com o trabalho investigativo, a Polícia Civil chegou aos nomes dos envolvidos no crime: Rogério Lima Miranda e João Paulo Rodrigues da Silva, que tiveram decretadas as prisões preventivas pela Justiça por participação no crime. A morte de Elani teve duas motivações. Uma delas foi o fato de a mesma ser namorada de Rogério Lima Miranda, também traficante e apontado como o principal autor do crime. As investigações mostraram que a vítima estava ameaçando denunciar Rogério à Polícia por conta do envolvimento dele com drogas. O outro motivo foi que a vítima teria traído Rogério com outro homem.
Rogério Miranda responde processos pela autoria de três homicídios na região. Os crimes já foram investigados pela equipe da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí, sob comando da delegada Márcia Goreti Thomé e pelo diretor da 15ª Seccional de Tucuruí, delegado Sandro Rivelino de Castro. As investigações cumprem as determinações do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e do diretor de Polícia do Interior, delegado Sílvio Maués, visando dar intensificação no combate ao tráfico de drogas e aos homicídios na região.

Policia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário