No ultimo sábado (04), uma equipe de pesquisadores da UFPA, e técnicos do IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reuniram-se com autoridades municipais, conhecedores e apreciadores do Carimbó, no auditório da secretaria municipal de saúde, para apresentar o referente resultado de uma pesquisa realizada no município a respeito do ritmo.
Os trabalhos foram iniciados no ano de 2011, com uma pesquisa de campo, consistente na coleta de material, representados por entrevistas, fotografias, relatos e documentos, acerca dessa manifestação cultural na cidade.
A pesquisa estaria inserida em um contexto maior relativo a proposta de transformar o carimbó em patrimônio cultural imaterial brasileiro. Além disso, os pesquisadores aproveitaram o momento para discutir com a comunidade a exatidão das informações coletadas, realizando os devidos acréscimos e correções.
Conforme declarado pelos pesquisadores, após finalização dos estudos as conclusões serão catalogadas e colocadas a disposição dos interessados no tema. Servindo ainda de subsídio à analise da viabilidade de elevação do carimbó a categoria de patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Tendo em vista essa situação, deve-se esperar o resultado da pesquisa, e torcer para que esse ritmo, conhecido em todo o Pará, passe a ser reconhecido nacionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário