Marcadores

segunda-feira, março 25, 2013

Policia Civil Forma turma de 29 Identificadores Civis Criminais.

A Polícia Civil do Pará concluiu, nesta sexta-feira (22), o Curso de Capacitação para Identificador Civil e Criminal em que foram formados 29 servidores públicos de Prefeituras Municipais no interior do Estado. O treinamento inédito no Estado foi promovido pela Academia da Polícia Civil (Acadepol) para atender aos convênios firmados entre a Delegacia-Geral e as Prefeituras Municipais, para oferecimento do serviço de emissão de carteiras de identidade e de prestação de informações criminais nos municípios.
Presidida pelo delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, a formatura aconteceu no auditório da Delegacia-Geral, em Belém. Os servidores receberam carteiras de identificação específicas para prestarem o serviço à população dos municípios em que trabalham. Para o delegado-geral, a parceria entre a Polícia Civil e as Prefeituras, que já dura 20 anos, teve pela primeira vez um curso de capacitação específico para os servidores municipais. “É a primeira vez que a Polícia Civil faz essa capacitação. Antes, só havia o convênio com as Prefeituras e o prefeito nos enviava o nome do servidor que ia trabalhar como identificador. A partir de agora vai ser regra. Todos os identificadores irão fazer o curso”, explica.
Há dois meses trabalhando na Prefeitura de Moju, Dayse Belém Gomes foi uma das servidoras formadas no curso. Bastante animada com o curso, ela destacou as aulas de identificação civil e de acesso ao sistema de identificação criminal, o Infopol. Agora, destaca Dayse, a resposta aos pedidos das Delegacias do interior será mais rápido, pois o próprio identificador poderá acessar o sistema Infopol para obter informações criminais de uma pessoa. Segundo o diretor de Identificação da Polícia Civil, Ricardo Paula, os identificadores também estão aptos a atuar em mutirões de cidadania nos municípios, para proceder a confecção do documento de identidade.
As aulas dos identificadores ocorreram no auditório do bloco B, da Delegacia-Geral, em Belém, onde estiveram servidores de municípios das regiões sudeste, nordeste, ilha de Marajó, Baixo-Tocantins e Região Metropolitana. Nas aulas, os servidores receberam instruções em geral sobre o serviço de emissão de carteiras de identidades. Segundo Ricardo Paula, o Pará é o 10º Estado brasileiro que mais emite documentos de identidade. Atualmente, 15 Postos de Identificação atendem na Região Metropolitana e outros 138 no interior do Estado, prestando serviços de emissão de carteiras de identidade. Atualmente, a Polícia Civil atende a população, para emissão do documento, por meio de agendamento por telefone (4006-9002/ 9046 ou 9020) ou pelo site da Polícia Civil (www.policiacivil.pa.gov.br).
No interior do Estado, a Polícia Civil conta com a parceria de Prefeituras conveniadas que fornecem um servidor local para atuar na expedição de documentos de identidade. Esse funcionário atende as pessoas no Posto de Identificação, onde coleta os dados e impressões digitais, e encaminha as informações ao Posto de Identificação responsável em emitir a carteira na região, ou para a Diretoria de Identificação em Belém. Durante as aulas, os servidores assistiram às aulas sobre identificação civil, qualidade no atendimento, necropapiloscopia, identificação criminal, redação técnica e passarão por estágio supervisionado. As aulas serão ministradas por servidores da Academia da Polícia Civil: Kleiton Cabral, Wallice Sedovim e Magdala Souza, e da Diretoria de Identificação “Enéas Martins”: Samuel Pinho, Luiz Cláudio Freitas e Fernando Machado. A meta é formar cinco turmas de identificadores até o mês de junho deste ano.





Fonte Policia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário