Marcadores

quinta-feira, outubro 17, 2013

Polícia Civil prende quadrilha interestadual de assaltantes que agia no nordeste do Pará

15/10/13 - 17:36

Polícia Civil prende quadrilha interestadual de assaltantes que agia no nordeste do Pará
A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha interestadual especializada em roubar caminhonetes e assaltar residências em municípios do nordeste do Pará. Foram presos Osvaldo Tavares Pinheiro; Kleber Moreira Rodrigues; Flávio Pinheiro Sanchez; João Moura Brasil Filho; Robson Huston Souza Carvalho e Gleyson Torres dos Santos. Conforme o delegado Luís Xavier, titular da Superintendência Regional, trata-se de uma quadrilha composta por assaltantes dos Estados do Pará, Maranhão e Piauí, a qual era especializada em roubos a caminhonetes e assaltos à residências. O grupo criminoso já era investigado há quatro meses.
As prisões foram realizadas nas cidades de Castanhal e Santa Maria do Pará de forma simultânea. Durante as prisões, foi recuperada uma camionete modelo Triton, ano e modelo 2013, prata, que havia sido roubada, pouco tempo antes, por dois integrantes da organização criminosa.
Presos: Gleyson, Kleber, Flávio (alto). Abaixo, João, Osvaldo e Robson
Presos: Gleyson, Kleber, Flávio (alto). Abaixo, João, Osvaldo e Robson
Os primeiros a serem presos foram Osvaldo Tavares Pinheiro e Kleber Moreira Rodrigues. A partir dos depoimentos deles, os policiais tomaram conhecimento da localização dos comparsas. "Eles foram encontrados em Santa Maria do Pará, em um hotel daquele município.
Em poder deles, foi apreendida uma arma de fogo, tipo revólver calibre 38, com cinco munições, quatro delas intactas, e uma já deflagrada", detalha. As investigações mostraram que as caminhonetes roubadas em Castanhal eram levadas para o Estado do Maranhão, onde eram desmanchadas e vendidas em lojas de sucatas daquele Estado.
A quadrilha agia da seguinte maneira: inicialmente, o bando se hospedava em Santa Maria do Pará, aos finais de semana, e depois seguia até Castanhal e outras cidades da região, para fazer levantamento das vítimas, que foram abordadas ao chegar à residência. Os bandidos entravam nas casas e, sob ameaça de armas de fogo, roubavam objetos de valores, dinheiro e jóias.
Ao final do assalto, o bando deixava as vítimas amarradas e trancadas em um dos compartimentos da residência. Por fim, os bandidos fugiam com as caminhonetes e os objetos roubados durante a ação criminosa. Ao ser feita pesquisa no sistema de informações criminais, os policiais descobriram que Osvaldo Pinheiro, de apelido “Barriga Aberta” ou “Cabeludo”, estava foragido desde do início deste ano, da Justiça paraense, onde responde processos pelo cometimento de dois homicídios e assaltos.
Os presos foram autuados pelos crimes de assalto qualificado, formação de quadrilha; porte ilegal de arma de fogo e falsidade ideológica, pois, alguns deles, ao serem presos, deram identidades falsas. Todos já estão recolhidos no Sistema Penitenciário à disposição da Justiça. A captura do bando foi resultado de um trabalho de investigação sob coordenação do delegado Patrício Pontes, da Delegacia de Santa Maria do Pará, junto com os investigadores Jorge e Souza.
A ação policial teve a colaboração do Destacamento da Polícia Militar de Santa Maria do Pará, sob supervisão do sargento PM Lira e cabos PM Marco Antônio, Ramos, D. Abreu e Maia; e ainda os soldados PM Elielson, Costa e F. Alves. As investigações tiveram apoio da Superintendência Regional da Zona do Salgado, da 12ª Seccional do Jaderlândia e do Núcleo de Apoio à Investigação de Castanhal, em atendimento às diretrizes de integração e combate ao crime organizado, segundo determinação da Segurança Pública e Defesa Social e da Delegacia-Geral da Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário