Marcadores

segunda-feira, outubro 14, 2013

Polícia Civil apreende mais de 150 quilos de drogas em São Domingos do Araguaia

11/10/13 - 13:24

Polícia Civil apreende mais de 150 quilos de drogas em São Domingos do Araguaia
Presos: Cledison, Francisco e Fábio. Abaixo, apreensões
Presos: Cledison, Francisco e Fábio. Abaixo, apreensões
A Polícia Civil, por meio da Superintendência Regional do Sudeste do Pará; da 21ª Seccional Urbana de Nova Marabá e da Delegacia de São Domingos do Araguaia, apresentou, nesta sexta-feira, 11, cerca de 150 quilos de maconha apreendidos durante operação policial. A droga era traficada por três homens que foram presos em flagrante. A abordagem policial foi realizada em São Domingos do Araguaia, sudeste paraense. Além das drogas, três armas de fogo com munição e uma balança digital para pesagem do entorpecente foram apreendidos. Foi a maior apreensão de drogas no ano na região sudeste do Pará. Denominada de operação "Cavalo de Tróia", a ação policial levou às prisões de Francisco Lima Sales, Fábio Ribeiro dos Santos e Cledison Pereira Rosa, que foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação ao tráfico, posse de arma de fogo de usos permitido e restrito, e ainda por uso de documento falso.

As investigações foram iniciadas há aproximadamente cinco meses, quando a equipe de investigadores da Superintendência Regional e da 21ª Seccional de Marabá, iniciou a apuração de denúncias de tráfico de drogas nos municípios de São João do Araguaia e São Domingos do Araguaia. A operação foi comandada pelos delegados Bruna Paolucci, tutular da Superintendência; Ricardo Rosário, da Seccional de Nova Marabá, e Vinícius das Neves, de São Domingos do Araguaia. Durante as investigações, um dos presos, Cledison Rosa, foi surpreendido pelos policiais civis no momento em que chegava à entrada de uma chácara, pertencente a Francisco Sales. Cledison dirigia o carro Toyota Hilux preto, placas NJO-1213.
Os policiais civis realizaram uma vistoria no carro e encontraram no pneu reserva do veículo 20,5 quilos de pasta base de cocaína. Interrogado, Cleidson informou aos policiais civis que era oriundo de Cuiabá, capital de Mato Grosso, e que estava levando a droga para o comparsa Francisco Sales. Este, por sua vez, confessou que faria o receptação da droga em sua propriedade rural. Os policiais localizaram, após uma revista dentro da chácara, mais 130 quilos de “maconha”, que estavam acondicionados dentro de tambores plásticos e enterrados no solo do terreno. Juntamente com a droga, os policiais encontraram 26 quilos da substância conhecida como “minaíta”, usada na mistura da droga, para obtenção de maior volume.
Na sede da chácara, os policiais encontraram ainda uma espingarda calibre 20; um revólver calibre .38 com munição e uma pistola calibre .40, de uso exclusivo das forças policiais também municiada. Na posse de Francisco Sales, foi apreendida uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dirigir falsificada em nome de João Ferreira de Faria Neto. Ainda, durante a revista, os policiais civis prenderam na chácara Fábio dos Santos, conhecido como “Fabinho”, que, ao se identificar, apresentou carteira de identidade e CPF falsos em nome de Marcos dos Santos Ribeiro. Tanto Francisco quanto Fábio confessaram ser foragidos da Comarca de Paragominas, onde cumpriam pena pelo crime de roubo. Todos os objetos relacionados com o tráfico de drogas foram apreendidos e encaminhados para a perícia científica em Marabá.
Para a delegada Bruna Paolucci, o trabalho é resultado de intenso combate ao tráfico de drogas na região sudeste do Pará. Segundo ela, o objetivo maior das ações policiais é combater todo tipo de crimes que tenham relação com o comércio de entorpecentes. "O combate ao tráfico é um combate direto à violência, pois sabemos que é por causa da droga, que ocorrem os homicídios e crimes contra o patrimônio, especificamente furtos e roubos que mais incomodam a sociedade de modo geral", detalha. Ela ressalta que a ação policial vai continuar em toda região. "É a vontade da Secretaria de Segurança Pública do Estado, da Delegacia Geral de Polícia Civil e da Diretoria de Polícia do Interior. A Superintendência Regional do Sudeste do Pará, não se furtará a esta determinação", assevera.
Fonte Policia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário