Marcadores

terça-feira, abril 02, 2013

Nota de Esclarecimento aos trabalhadores do setor Madeireiro.


Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de São Miguel do Guamá e Irituia- SINTIMIG.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
CNPJ nº 34.688.713/0001-01
 Filiado à FETRACOMPA.

COMUNICADO

O SINTIMIG e a FETRACOMPA veem através deste informar o andamento das negociações de salário do setor madeireiro, confira:

Companheiros, as negociações tiveram início em dezembro de 2012. Os patrões de vocês não querendo reajustar os salários se apresentaram para negociar, dizendo que tinha sido criado um sindicato patronal e que esse sindicato seria representado por um Advogado.

Acontece, companheiros, que enrolaram o restante do ano de 2012 e somente a partir de janeiro de 2013 é que ocorreram outras rodadas de negociação.

 Os patrões, através do advogado, apresentaram as seguintes propostas: - Criação de uma faixa salarial, para rebaixar os salários; - Fim do Intervalo da Merenda; - Fim do Adicional de Assiduidade; - Desconto de 50% do salário para quem faltar; - Não Pegar Atestado Médico; - Trabalho nos dias de feriado como dia normal; - Reajuste só em agosto de 2013.

Todas essas propostas foram rejeitadas pelos trabalhadores em Assembleia Geral, que aprovaram a greve, para o dia 06/02/2013. Os patrões, através do Advogado, voltaram atrás da posição e firmaram um pré-acordo, mantendo todas as cláusulas já existentes, ajustando as redações de acordo com a Lei, e reajustando os salários, desde que não tivesse a greve.

Os trabalhadores decidiram pela não paralisação e autorizaram o sindicato a fechar o acordo.

Ocorre que os patrões, representados pelo Advogado, veem se negando a assinar o ACORDO, ou pelo menos sentar para resolver o problema. “Parece que teu patrão não quer reajustar teu salário e orienta o Advogado para não assinar”.

O SINDICATO, preocupado em garantir os direitos dos trabalhadores, solicitou o chamamento das empresas pelo MINISTÉRIO DO TRABALHO, TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO, pedindo intermediação do MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, solicitando a apresentação dos comprovantes de recolhimentos do INSS e FGTS das empresas e estamos agendando audiência com o Governo do Estado.
A Diretoria.

Sede Própria: Rua João Alfredo nº 476, Bairro Centro,Caixa Postal 03
CEP 68.660-000, São Miguel do Guamá – PA
Fone: (91) 3446-2390.


Nenhum comentário:

Postar um comentário