Marcadores

segunda-feira, novembro 14, 2011

UPP da Rocinha terá cerca de 900 policiais, diz Beltrame.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame (Foto: Reprodução TV Globo) 

secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame (Foto: Reprodução TV Globo)

A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha terá cerca de 900 policiais. A informação é do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. "Eles atenderão as três comunidades: Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu", afirmou o secretário ao G1, acrescentando que a data da implantação definitiva da UPP da Rocinha, no entanto, ainda será definida posteriormente. A operação policial de ocupação da Rocinha ocorreu no domingo (13), sem nenhum tiro ser disparado.
"Esse tempo quem vai nos dar são os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChoque), com a avaliação do terreno, a proximidade com os moradores", disse Beltrame, acrescentando que só após essa avaliação é que a UPP da Rocinha poderá ser instalada efetivamente.
Ainda de acordo com secretário de Segurança Pública, é importante que após a operação de retomada da Rocinha, os moradores da comunidade localizada da Zona Sul do Rio tenham cada vez mais confiança na polícia. "Após a ocupação, vamos permanecer e temos que mostrar aos moradores que a polícia não vai sair de lá e assim merecer a credibilidade da população. Com a polícia permanente, a comunidade vendo a polícia todo dia lá acredita mais na polícia, e assim cria um círculo virtuoso", disse.
"Os moradores estavam apreensivos de início, mas com a presença da polícia na comunidade no domingo começaram a jogar as informações para os policiais. Somente no domingo, o número de denúncias recebidas foi muito bom", completou Beltrame. De acordo com o Disque-Denúncia, no domingo (13), dia de ocupação das favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, o número de denúncias referentes a essas comunidades chegou a 160.
Ocupação da Rocinha
A ação de ocupação das favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebeu o nome de Operação Choque de Paz e reuniu 3 mil homens das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além de 194 fuzileiros navais, 18 veículos blindados, 4 helicópteros da PM e 3 da Polícia Civil. O efetivo da Marinha foi o maior já utilizado em ações nas comunidades.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, um novo balanço da operação Choque de Paz, atualizado até as 9h desta segunda-feira (14), além de uma picape Toyota Hilux apreendida no início da tarde de domingo (13), um outro carro, modelo GM Astra, que pertenceria ao traficante Leão, também foi apreendido, assim como 50 cartões de crédito. Leão, segundo a polícia, é um dos auxiliares de Nem, ex-chefe do tráfico da Rocinha, que está preso em Bangu 1. Também foram apreendidas 75 motos.
Ao todo, cinco pessoas foram presas desde o início da operação. Mais de 300 quilos de drogas foram apreendidos: 120 quilos de maconha (papelotes, tabletes e trouxinhas), 60 quilos de pasta base de cocaína, 135 quilos de cocaína refinada, 135 pedras de crack e 38 comprimidos de ecstasy. Além disso, foram apreendidas armas, incluindo 15 fuzis, cerca de 16 mil munições, entre outras apreensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário