Marcadores

terça-feira, junho 11, 2013

Polícia Civil apreende 120 quilos de haxixe durante operação "Muralha"



Polícia Civil apreende 120 quilos de haxixe durante operação "Muralha"
Bando preso
Bando preso
A Polícia Civil, por intermédio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), apreendeu, ontem (domingo, 9), 120 quilos de haxixe, droga derivada da maconha, que seriam distribuídos na região metropolitana de Belém. Cinco pessoas foram presas. Com origem no Paraguai, a droga veio ao Pará transportada de caminhão desde o Estado de Mato Grosso. O flagrante é resultado da operação “Muralha”.


As apresentações da droga e dos presos foram feitas, nesta segunda-feira, 10, pelo delegado-geral, Rilmar Firmino, e pelo diretor da Denarc, delegado Hennison Jacob, em entrevista coletiva, na Delegacia-Geral, em Belém. O entorpecente estava escondido em um cilindro de gás com peso estimado em 100 quilos. A investigação teve início, explica o delegado Hennison, com informações sobre o esquema de tráfico de drogas em presídios, daí o nome “Muralha”.



A equipe policial já acompanhava, desde sexta-feira passada, enquanto ocorria o transporte do entorpecente para o Pará. Conforme os policiais, a droga foi levada de caminhão até a estrada de acesso à ilha de Mosqueiro, onde o entorpecente foi repassado para Margareth Pereira Paiva, 30 anos, comandante do grupo de traficantes de drogas. Ela estava acompanhada do comparsa Manoel Pinheiro Azevedo, 18.

Depois, a droga foi levada até uma casa, no bairro Levilândia, em Ananindeua, onde reside o outro preso, Roberto dos Reis Amoras, 44, onde o entorpecente foi recebido e de onde seria feita a distribuição. A equipe policial monitorou durante todo o sábado o transporte da droga até a abordagem no domingo, por volta de 14 horas.
Cilindro apreendido e presos
Cilindro apreendido e presos
Roberto, um dos acusados, ficou a noite toda cortando o cilindro para retirar a droga. Ali, mais duas pessoas foram presas em flagrante, no caso, Júnior de Sousa Melo, 28 anos, e Frank Ataide dos Santos, 30. Todos os acusados são paraenses. Os policiais civis ainda tentaram fazer a prisão dos condutores do caminhão que trouxe a droga, mas não conseguiram interceptá-los. A suspeito é de que o dono da droga seja do Estado de Mato Grosso.


A droga foi encaminhada para perícia. Ali, na casa, o cilindro foi encontrado com a droga. Os presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para fins de tráfico. Dentre os presos, Roberto já respondeu a quatro processos criminais por roubo a banco e, atualmente, estava em liberdade condicional.

Delegados Rilmar e Hennison falam da operação
Delegados Rilmar e Hennison falam da operação
Já Frank foi preso por envolvimento em venda de carro roubado. Margareth, por sua vez, é mulher de traficante de drogas e conhece outros traficantes que estão presos em presídios. Manoel, enquanto adolescente, respondeu processo por tentativa de homicídio.



O haxixe é um tipo de maconha modificada, feita a partir da seiva da erva, que contém 25% da substância psicoativa tetrahidrocanabinol encontrada nas plantas do gênero Cannabis.

Além de ser mais concentrada, o haxixe é mais caro do que a maconha comum. O quilo pode custar até R$ 2 mil, enquanto a maconha comum custa até R$ 400 o quilo. Só este ano, a Polícia Civil já apreendeu cerca de 500 quilos de drogas em operações policiais no Estado.

PRISÕES Ao todo, 40 prisões de envolvidos com o tráfico de drogas foram realizadas. Nos últimos meses, várias apreensões de drogas foram realizadas. Em abril, 60 quilos de pedra de óxi de cocaína foram apreendidos em Santarém, oeste paraense. A droga viria para Belém. Ainda, em abril, a operação “Argus” apreendeu oito quilos de cocaína e prendeu cinco pessoas. O bando era comandado por Leandro Ferreira da Silva, 36, conhecido como "Padeirinho". Só no mês passado, nas operações Mutuca I e II, mais de 255 mil pés de maconha foram destruídos no nordeste paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário