Marcadores

terça-feira, dezembro 03, 2013

Polícias Civil e Militar prendem autor de estupros em bairro de Paragominas



Preso confessou crime. Ao lado, o acusado de capacete
Preso confessou crime. Ao lado, o acusado de capacete
As Polícias Civil e Militar prenderam, no final de semana, em Paragominas, nordeste paraense, Antônio Lucas Ferreira Filho, de 22 anos, apontado como autor de crimes de estupros, no bairro da Promissão, nessa cidade. Por conta dos crimes, ele ficou conhecido na região como o "Tarado da Promissão". A captura resultou de um trabalho conjunto entre Polícia Civil e Militar de Paragominas. As investigações contaram com o relato das vítimas que apontaram as características físicas do criminoso e fizeram descrições das motocicletas utilizadas no crime para abordar as vítimas. Durante o estupro, ele sempre usava um capacete de motociclista para tentar não ser identificado. Segundo o delegado Carlos Vieira, foi fundamental para identificação do acusado a descrição da motocicleta usada pelo criminoso para abordar as vítimas.

Ao todo, oito mulheres comunicaram à Polícia Civil terem sido atacados por um estuprador. "Trata-se da mesma marca, modelo, ano e cor daquela usada para abordar a última de suas vítimas dias antes, no domingo dia 24 de novembro deste ano", explica o delegado. Após ser qualificado, Antônio Lucas foi intimado a prestar declarações na 13ª Seccional Urbana de Polícia Civil, em Paragominas, onde confessou os fatos criminosos. No depoimento, ele alegou sempre ter agido sob efeito de substâncias entorpecentes. Várias vítimas foram convidadas a fazer o reconhecimento de Antônio Lucas, que foi colocado ao lado de outros homens e foi reconhecido, sem dúvidas, como o autor dos crimes. A partir das confirmações, o delegado Carlos Vieira, que responde pela diretoria da Seccional Urbana de Paragominas, juntamente com a equipe do plantão, sob comando do delegado Hilton Monteiro, representou pela prisão preventiva de Antônio Lucas Ferreira Filho. Após o juiz Daniel Girão decretar a prisão preventiva, o acusado foi preso.
 
CRIMES As práticas criminosas foram registradas ao longo do ano de 2013. As vítimas foram atacadas às proximidades do bairro Promissão I, em Paragominas. As vítimas são, em geral, jovens senhoras, de classe média. Ele sempre agia no mesmo perímetro e em horário bastante próximo, por volta das 6 horas da manhã, momento em que as ruas estavam mais vazias e, portanto, menos vigiadas. Ele aproveitava a ocasião para fazer a abordagem das vítimas, quem, por vezes, eram atacadas sob grave ameaça pelo criminoso com uso de arma branca (faca), como também com arma de fogo. Segundo o relato das vítimas, ele agia sempre com motocicletas distintas para dificultar a identificação. Entretanto, o horário de atuação e o modo de abordagem das mulheres vitimadas, as características das vítimas, bem como a descrição física do suspeito, levaram as Polícias à identificação e localização do criminoso.
 
Segundo o delegado, o acusado era uma pessoa aparentemente comum, jovem, com amigos, família estruturada, hábitos sociais comuns, com trabalho, veículo próprio, sem antecedentes criminais. "Uma pessoa livre de qualquer suspeita à primeira vista", destaca. Conforme o delegado, apesar de o número oficial de vítimas ser de oito há suspeitas de que o número seja maior, pois algumas vítimas ficaram com o trauma dos crimes, além da vergonha em se expor, e ainda pelo medo de sofrer ainda mais represálias pelo fato de que o criminoso ainda estava à solta. "Com a prisão do criminoso, esperamos que mais vítimas possam se encorajar a procurar a Polícia Civil para reforçar a responsabilidade criminal de Antônio Lucas Filho por cada um dos crimes que cometeu", explica Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário