Marcadores

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Operação Apocalipse prende 12 pessoas em Castanhal e São Domingos do Capim


27/12/12 - 09:53Operação Apocalipse prende 12 pessoas em Castanhal e São Domingos do Capim


Doze pessoas foram presas por envolvimento nos crimes de latrocínio, extorsão mediante sequestro, assaltos e tráfico de entorpecentes, nas cidades de Castanhal e São Domingos do Capim, nordeste paraense. As prisões são resultados da Operação Apocalipse, deflagrada no último dia 21 por policiais civis da Superintendência da Zona do Salgado, Seccional Jaderlândia, Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) Castanhal, com apoio de Policiais Militares. Durante a operação também foram recapturados dois fugitivos da Colônia Agrícola Heleno Fragoso.

As prisões iniciaram pela parte da manhã. Pablo dos Santos Assunção, 19 anos, foi o primeiro a ser preso. Segundo o delegado Luís Xavier, superintendente da região do Salgado, Pablo estava na companhia de quatro adolescentes traficando pasta e pó de cocaína, em uma residência ao lado da cadeia pública de Castanhal, no momento da prisão. Ele foi autuado pelos crimes de tráfico, associação ao tráfico de drogas e corrupção de menores. Os adolescentes foram autuados pelo ato infracional de tráfico e associação ao tráfico de drogas e posteriormente entregues aos responsáveis legais.

Ainda pela parte da manhã, no bairro da Saudade II, outro traficante foi capturado pela polícia. Denilson Pereira da Cruz foi preso enquanto traficava pasta de cocaína. Com ele, foram apreendidos entorpecente e materiais como sacos plásticos, barrilha, tesoura, linha utilizados para o preparo e distribuição do entorpecente.

No início da tarde foram presos e autuados em flagrante delito Ricardo Augusto Bastos Marques de Souza, vulgo carioca, e Bruno Lobo Viana. Eles estavam na companhia de um adolescente de 17 anos e foram detidos momentos após assaltarem uma senhora que deixava uma agência bancária no centro da cidade, por volta de 13 horas. “No momento da ação os bandidos anunciaram o assalto e levaram o automóvel da vítima, tendo sido iniciada uma busca que culminou com as detenções dos marginais ainda de posse dos pertencentes e veículo roubados. Na delegacia foi constatada a existência de diversas ocorrências registradas onde o trio preso é citado por outras vítimas por crimes semelhantes ao pelo qual foram autuados”, detalha o delgado Xavier.

Ainda na tarde de sexta-feira, na cidade de São Domingos do Capim, foi preso Alan Roberto Marinho de Souza, conhecido por “piu-piu”. Na manhã daquele dia, Alan, em companhia de um comparsa, assaltara e matara um comprador de farinha no centro da cidade. Após o crime, policiais militares do destacamento local saíram em diligências e conseguiram prender o latrocida na zona rural daquele município. O parceiro de Alan, porém, conseguiu fugir levando a arma de fogo usada para matar a vítima de quem os bandidos roubaram a importância de mil reais.

Júnior Silva da Silva, vulgo “júnior da fan” ou “garçom do pó” foi preso em flagrante no início da noite, na mesma cidade. No momento da prisão, Júnior se deslocava para fazer mais uma “entrega” de entorpecentes. Com ele, foram apreendidas três porções grandes de pasta de cocaína. “Vale destacar que Júnior saiu recentemente do sistema penal, onde se estava preso sob a acusação de assalto. Há contra ele ainda outras denúncias por envolvimento em homicídios e assaltos na cidade de Castanhal. Com sua prisão a polícia acredita que possa elucidar referidos crimes”, ressalta o delegado Luís Xavier.

Finalizando a operação foram recapturados, por volta das 23h30, no distrito do Apeú, os foragidos Raimundo Nonato dos Santos e Pablo Galvão Lima.  Eles haviam fugido da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, onde estavam presos em função da condenação em crimes de assalto e tráfico de drogas. Ao serem interrogados sobre o motivo que levaram a fuga, os presos disseram que queriam passar as festas de final de ano junto com suas famílias.

A operação que culminou com as prisões foram efetuadas simultaneamente pelas Polícias Civil e Militar da Regional da Zona do Salgado, as equipes eram coordenadas pelos delegados Luís Xavier, Paulo Henrique, Marco Antônio, Fernando Rocha e Augusto Damasceno. Participaram das diligências os investigadores Monteiro, Edilson, Nivaldo, Ariclês, Azevedo, Elias, Magno, Nélson e Márcio Augusto. Durante a lavratura dos procedimentos policiais participaram os escrivães Enéas Jardim, Edicleusa Marques, Renata Dantas e Edmilson Duarte. As equipes da Polícia Militar estavam sob o comando dos capitães Gilberto e  Heider, guarnições da ROCAM e Destacamento de São Domingos do Capim.
Policia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário