Marcadores

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Mal de Chagas totaliza mais de 900 casos no Pará

Para garantir atendimento clínico adequado aos pacientes com doença de Chagas no Pará, cumprindo o protocolo instituído pelo Ministério da Saúde, ocorre hoje, a partir das 10 horas, o lançamento da Portaria da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) sobre o fluxo de assistência para pacientes com doença de Chagas no Estado do Pará. O lançamento da portaria será no auditório do Sindicato dos Médicos, localizado à rua Boaventura da Silva entre Generalíssimo e Alcindo Cacela.

A Sespa recebeu o Programa de Doença de Chagas em 2006 e, até hoje, já contabilizou 933 casos confirmados da doença com 21 mortes distribuídos em 56 municípios paraenses. Este ano, a secretaria já registrou 148 casos e três mortes. Ao todo, o Pará possui 86 municípios em risco de transmissão da doença de Chagas.

Desde a implantação do programa, as instituições parceiras buscaram executar o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Controle da Doença de Chagas. O Plano inclui, em linhas gerais, atividades de vigilância epidemiológica, sanitária, pesquisa de reservatórios animais, vigilância entomológica, além de vigilância laboratorial e assistência, um dos mais relevantes por conta do seguimento clínico.

O cenário da Doença de Chagas no Pará tem ênfase a partir do mês de junho com o aumento da ocorrência dos casos e surtos nos meses de setembro, outubro e novembro, exigindo que as vigilâncias epidemiológicas, sanitárias e entomológicas estejam alertas para casos de febre com sete dias em diante.
De acordo com a Sespa, há um custo social elevado envolvendo os quase mil pacientes da doença e suas famílias, pois pacientes agudos que se tornaram ou se tornarão crônicos são carentes de seguimento clínico dado pelo Ministério da Saúde e adaptado à realidade paraense.

O lançamento será feito pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, com a presença da diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Rosiana Nobre, e a coordenadora estadual de Controle da Doença de 
Chagas, Elenild Góes.

Fonte: O Liberal


Nenhum comentário:

Postar um comentário