Marcadores

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Professores interditam BR-010 em Aurora do Pará

Cerca de 1.500 mil professores fecham a rodovia BR-010, em Aurora do Pará, desde às 9h desta quarta-feira (21). A interdição deixa a via com mais de 10 quilômetros de engarrafamento. Os manifestantes pedem o pagamento imediato do 13º salário, que ainda não foi efetuado pela Prefeitura do município. Além disso, eles pedem estabilidade no órgão, que, segundo eles, vem passando por uma crise política nos últimos meses.

Outro lado - Por telefone, a secretária municipal de Educação, Antônia Marli Barbosa, informou que o pagamento do 13º salário dos professores será efetuado até a próxima sexta-feira (23). 'Nós tivemos um problema para efetuar o pagamento, já que as contas da prefeitura foram bloqueadas devido aos problemas envolvendo o prefeito nos últimos meses', explicou.


Denúncias - De acordo com Conceição Assis, ex-secretária de administração do município, há cerca de dois meses, a Câmara Municipal de Aurora do Pará aprovou o afastamento do então prefeito, Márcio Duarte, para investigar um possível desvio de verbas federais e estaduais. Por seis votos a três, o prefeito deveria ser afastado do cargo para dar início a uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que iria apurar as denúncias de corrupção. Por esse motivo, as contas da Prefeitura também foram bloqueadas.



O prefeito, então, recorreu na Justiça e conseguiu uma liminar garantindo sua permanência no cargo. A Câmara Municipal também impetrou recurso na Justiça e conseguiu derrubar a liminar, dando posse ao vice-prefeito, que nomeou novos secretários para o município.



De acordo com denúncias, após assumir a sede da Secretaria de Administração da cidade, a nova secretária, Conceição Assis, não encontrou mais no prédio nenhum computador ou pasta contendo os contratos de licitações e nem mesmo as folhas de pagamentos dos servidores do município.



Na última terça-feira (semana passada), às 22h, o juiz José Leonardo Frota Dias julgou o caso e sentenciou a volta do prefeito ao cargo. A Câmara novamente recorreu da decisão, mas a sentença só deve sair em janeiro de 2012, em decorrência do recesso do TJE (Tribunal de Justiça do Estado).


Redação Portal ORM


Nenhum comentário:

Postar um comentário