Técnico que tem rótulo de salvador e estigma de vencer apenas estaduais, chega ao Rubro-Negro com a missão de conquistar a Libertadores
Joel Santana chega para a sua quinta passagem pelo Flamengo. Com seu carisma, pérolas e títulos, o técnico volta à Gávea com a missão de buscar o título da Libertadores. Querido por grande parte dos torcedores, com rótulo de bombeiro por apagar incêndios e salvador da pátria por livrar o time do rebaixamento em 2005, o treinador terá pela frente cobranças e pressão pelo título que o Rubro-Negro não conquista desde 1981.
Aos 63 anos, Joel já comandou o Flamengo em 168 jogos, com 97 vitórias, 40 empates e 31 derrotas. Em sua última passagem pelo clube, entre 2007 e 2008, o treinador comandou o Rubro-Negro em 54 jogos, com 35 vitórias, sete empates e 12 derrotas. O retrospecto é positivo, mas entre salvações e títulos, Natalino agora terá a missão de conquistar um título de maior expressão.
Joel Santana em sua última passagem pelo Flamengo, em 2008 (Foto: Agência O Globo)
Em 1996, Joel Santana foi campeão carioca pelo Rubro-Negro. Em 1998, uma passagem discreta durante o Campeonato Brasileiro (26 jogos, sendo 13 vitórias, nove empates e quatro derrotas. O treinador voltaria ao clube sete anos depois. Em 2005, contrariando as matemáticas que apontavam o Flamengo como time praticamente rebaixado, comandou o time em nove jogos, com seis vitórias e três empates e a fuga da degola.
Em 2007, Joel levou o Flamengo à classificação para a Libertadores, mas provou o gosto amargo de ser eliminado nas oitavas de final da competição, no ano seguinte, na trágica derrota por 3 a 0 para o América do México em pleno Maracanã (vídeo abaixo).
No Rio, Joel é o segundo maior vencedor da história do Campeonato Carioca, com sete títulos, sendo dois pelo Vasco, um pelo Fluminense, dois pelo Flamengo e dois pelo Botafogo.
- Não vou para o Flamengo criar problema. O maior desafio no Flamengo é ganhar – afirmou Joel nesta sexta-feira, na sua despedida do Bahia.
No próximo dia 15, o Flamengo estreia na fase de grupo da Libertadores, contra o Lanús, na Argentina. Como o próprio Joel falou, o maior desafio no Flamengo é ganhar. Dessa vez, a Libertadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário