Marcadores

terça-feira, janeiro 24, 2012

Governador assina decreto que beneficia proprietários de área rural criando o Condomínio de Reserva Legal

Governador Jatene ladeado pelo deputado federal Zenaldo Coutinho e prefeito Adnan Demachki
O final de semana foi único para todos os paragominenses devido a grande quantidade de presentes que Paragominas ganhou no momento em que se comemorava o seu aniversário de 47 anos de emancipação política.
A programação de aniversário  foi recheada de eventos culturais e esportivos presenciada por milhares de pessoas que compareceram à Praça do Ginásio de Esportes, ao Teatro Reinaldo Castenheira, ao Auditório Inocêncio Oliveira e ao Estádio Arena do Município Verde. Durante esta semana estaremos retratando todos os eventos de forma singular para marcar a data mais importante da nossa cidade.
No domingo pela manhã, o prefeito Adnan Demachki e o vice-prefeito Paulinho receberam o governador Simão Jatene e, no Auditório Inocêncio Oliveira, assinaram juntos o decreto que cria o Condomínio de Reserva Legal que beneficiará não apenas o município de Paragominas mas todo o Estado do Pará, pois esta área compensará os ativos florestais de toda esta região.
A partir deste decreto, os proprietários de área rural poderão regularizar suas terras em convênio com outros proprietários que tenham área preservada disponível. Ou seja, se alguém tem área sobrando, poderá compensar com outro que tenha área faltando.
O exemplo mais claro é que se um produtor precise de 20% de sua propriedade para alcançar os 50% exigidos pela Lei, poderá alugar uma área de outro produtor cuja propriedade esteja sobrando. Com isso, regularizará sua situação e ainda ganha dinheiro para manter a floresta preservada.
O prefeito Adnan, ao usar a palavra, foi bastante enfático: “Quando eu dizia há cerca de quatro anos que todos poderiam ganhar dinheiro com a floresta em pé, alguns achavam isso uma utopia, um sonho. Mas aí está a resposta, os produtores irão ganhar dinheiro com a floresta em pé”.
Com esta ação do governo do Estado o Pará passa a ser o primeiro Estado da Amazônia a possuir o sistema de Condomínio de Reserva Legal, mais um marco importante para a história de Paragominas e para a administração municipal que nos últimos anos não tem medido esforços para manter a viabilidade econômica do município com projetos e programas voltados para a preservação ambiental, transformando Paragominas em modelo para o Brasil e para o mundo.
Direto do Site Jorge Quadros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário