Marcadores

quarta-feira, abril 06, 2016

Policiais são presos por extorsão e abuso de autoridade em Mãe do Rio


policiasUm delegado e mais uma mulher estão foragidos

Por: Redação ORM News com informações da Segup
Dois policiais foram presos no município de Mãe do Rio, nordeste paraense, acusados dos crimes de sequestro com cárcere privado, extorsão e abuso de autoridade. O motorista policial civil Edcarlos de Jesus Ferreira e o sargento PM Edinei Leal da Silva estavam com mandados de prisão preventiva decretados e foram presos por policiais da Divisão de Crimes Funcionais, da Corregedoria Geral da Polícia Civil.

A prisão dos policiais foi decretada pelo juiz Cristiano Magalhães Gomes, da Vara Única de Mãe do Rio, após denúncia do Ministério Público. Também tiveram os mandados de prisão decretados o delegado Melquesedeque da Silva Ribeiro e Janaina Barbosa de Souza, sobrinha do sargento, que estão foragidos.

Segundo a denúncia, no último dia 23 de março, Janaina, sobrinha do sargento, teve um telefone celular furtado e comunicou o fato ao tio. O policial militar passou a diligenciar visando a identificação do autor do delito, até que deteve, em 29 de março, um homem acusando-o de ser suspeito do crime. O suposto autor do furto do celular foi levado à Delegacia de Mãe do Rio, onde ficou detido de 9 horas da manhã até por volta de 16 horas.

Conforme a denúncia, nesse período, teria havido uma negociação entre os policiais e familiares do suspeito. A avó do rapaz acusado do crime teria sido induzida a ir até uma loja na cidade comprar um telefone celular, no valor de R$ 1,6 mil, pagando em parcelamentos no cartão de crédito, para a sobrinha do militar. No entanto, segundo a denúncia do MP, os policiais teriam exigido mais R$ 3 mil para liberar o suspeito.

Ainda segundo a denúncia, os familiares do rapaz chegaram a deixar uma moto com os policiais como garantia até conseguirem levantar a quantia exigida e que teria sido paga aos policiais para que o suspeito fosse liberado. Conforme a denúncia, o rapaz suspeito responde processo criminal na Justiça por crime de furto em regime aberto e atualmente está sob monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Ao tomar conhecimento do fato, a promotora de Justiça Andressa Érika Ávila Pinheiro colheu os depoimentos das testemunhas e teve acesso à imagem da loja, em que o sargento apareceria ao lado da avó e de uma tia do suspeito para comprar o celular. Ainda conforme o MPE, foi solicitado o rastreamento do monitoramento eletrônico do suspeito. O levantamento mostrou que o suspeito não esteve no local em que o celular foi furtado. Dessa forma, a promotora decidiu preparar a denúncia das pessoas envolvidas e representar ao juiz com os pedidos de prisão.

Os presos já estão recolhidos no presídio Coronel Anastácio das Neves, no Complexo Penitenciário em Americano, em Santa Izabel do Pará.

Fonte: ORM NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário