Marcadores

sexta-feira, outubro 31, 2014

Polícias Civil e Militar prendem envolvidos em crimes sexuais contra crianças em Afuá


Os presos Jocimar e Adelson: Estupro de Vulnerável
Os presos Jocimar e Adelson: Estupro de Vulnerável

As Polícias Civil e Militar prenderam dois homens envolvidos em crimes sexuais contra meninas, no município de Afuá, na ilha do Marajó. Em um dos casos, foi realizada uma operação conjunta com apoio do Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário, para resgatar uma menina de cinco anos de idade, vítima de abandono, maus tratos e violência sexual. O acusado é o padrasto Jocimar Martins da Silva, 41 anos, que foi preso em flagrante. O outro caso tem como preso Adelson Batista Pureza, 37 anos, acusado de estuprar uma menina de 10 anos, em 2013. Ele está com mandado de prisão decretado pela Justiça.
No caso da prisão de Jocimar da Silva, uma denúncia encaminhada de Brasília, por meio do serviço Disque 100, e recepcionada pelo Conselho Tutelar em Afuá, levou os policiais até o endereço do acusado, na noite de segunda-feira. Segundo a denúncia, seria um caso de abandono de incapaz. O fato foi comunicado imediatamente pelo Conselho Tutelar ao delegado Társio Martins, titular da Delegacia de Afuá. Conforme o policial civil, os policiais foram até o endereço citado na denúncia e ali encontraram uma criança em situação deplorável. “A vítima estava sozinha na casa, trancada e com fome. Ela apresentava marcas de lesão recente nos joelhos. A menina foi levada para o Conselho Tutelar de Afuá e em seguida apresentada no Fórum Judiciário de Afuá, onde foi acolhida e alimentada”, explica o delegado.
Ainda, segundo Társio Martins, moradores informaram que a menina vivia com a mãe biológica e o padrasto, mas que estava trancada na casa, desde a manhã até por volta de 19 horas, quando os policiais chegaram ao local. O padrasto e a mãe saíram de casa cedo para trabalhar, deixando a menina sozinha. Além dela, a mãe biológica tem outros três filhos, um deles filho de Jocimar. No momento em que foi preso, o padrasto estava agressivo e manifestou preocupação com o que a enteada teria dito aos policiais. No dia seguinte, a criança foi submetida a exames de corpo de delito para verificar se as lesões foram decorrentes de possíveis maus tratos e de violência sexual. “O médico constatou as lesões no joelho e na parte interna do órgão genital da menina”, detalhou.
Utilizando a técnica conhecida como Depoimento sem Dano, a criança foi ouvida com acompanhamento especializado, na presença da juíza, Rafaela Mendes; do promotor do Ministério Público Estadual, Edson Cardoso, e do advogado de Jocimar da Silva. A criança relatou às autoridades os maus tratos que sofreu em casa. Ela informou que era colocada de castigo de joelhos no chão e que sofreu atos de violência sexual por parte do padrasto sempre que ele chegava em casa embriagado. Diante das provas, o delegado Társio Martins e o escrivão Expedito Nascimento lavraram o auto de prisão em flagrante do padrasto. 
O delegado solicitou a decretação da prisão preventiva do acusado à Justiça, que foi homologado e a prisão deferida pela Comarca de Afuá. “As investigações prosseguem para colher mais provas”, ressalta o delegado. OUTRO CASO Adelson Batista Pureza foi preso por estupro de vulnerável ocorrido em 2013. Ele respondia ao processo em liberdade e foi preso logo após sair de audiência no Fórum de Afuá por mandado de prisão decretado pela Justiça por solicitação da Polícia Civil. A ordem de prisão foi cumprida pelo delegado Társio Martins e escrivão Expedito Nascimento. A vítima do crime foi uma menina de dez anos, amiga da filha do acusado. Todo trabalho da Polícia Civil de Afuá contou com a supervisão da Superintendência Regional do Marajó Ocidental, sob comando do delegado Rodrigo Paggi.
Policia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário