Marcadores

terça-feira, julho 22, 2014

Homem que efetua tiro na Delegacia e no Fórum de São Miguel do Guamá é preso em Belém.

Apontado como um dos principais traficantes de drogas no município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, e com uma ficha policial tendo roubo e homicídio, Zaqueu Silva Barata, de 32 anos, foi preso no bairro do Icuí-Laranjeira, em Ananindeua, na região metropolitana de Belém. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (21) pela Polícia Civil.
Além das acusações, Zaqueu ainda era foragido da justiça. Ele tinha um mandado de prisão decretado pela 2a Vara de Execuções Penais de Belém, por ter fugido do Sistema Penitenciário do Pará quando estava condenado a 11 anos de reclusão pela prática de roubo. 
Entre os crimes dele, ainda está o homicídio de Eduardo Maciel Corrêa Aranha Neto, na rua Filemon da Cunha Bicho, no bairro Padre Ângelo, em São Miguel do Guamá, no dia 24 de março deste ano. O assassinato, segundo o delegado Ronaldo Lopes, titular de São Miguel do Guamá, ocorreu devido a uma dívida de venda de drogas, pois a vítima era viciada. 
Outro homicídio atribuído a Zaqueu Barata foi em 8 de maio deste ano, no ramal do Domingos Carneiro, bairro Padre Ângelo. A vítima foi Leonardo Pereira de Souza, de apelido 'Léo Cavalo'. O crime foi motivado por uma rixa entre o acusado e a vítima. 
Barata responde ainda a uma tentativa de homicídio no dia 25 de maio de 2014, cuja vítima foram policiais militares, já que o acusado efetuou disparos de arma de fogo na porta da Delegacia de São Miguel do Guamá e trocou tiros com policiais civis e militares. Conforme Ronaldo Lopes, no ano de 2006, o preso comandou uma rebelião no Presídio de Paragominas. 
'Ele é apontado com um dos chefes do tráfico de drogas em São Miguel do Guamá e costuma agir com violência contra os usuários de drogas, inclusive é considerado como autor de diversos homicídios na cidade', destaca. 
A prisão dele, ressalta o policial, representa uma resposta do Estado à organização criminosa comandada pelo preso. A operação policial foi comandada pelos delegados Luís Xavier, Ronaldo Lopes e Fernando Rocha, após determinação do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e do diretor de Polícia do Interior, João Bosco Júnior.



Fonte: blog do Andrey Monteiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário